São Paulo com desempenho europeu

27/11/2008 at 3:23 pm (São Paulo F.C.) (, , )


Do UOL Esportes

Séries sem derrotas aproxima São Paulo de melhores europeus

Guilherme Costa e Jorge Corrêa
Em São Paulo

A ascensão do São Paulo ao topo da tabela do Campeonato Brasileiro foi impulsionada por uma seqüência invicta. Líder da competição nacional, o time tricolor não perde um jogo sequer há 16 rodadas. Com isso, mantém uma marca de 16 reveses em três anos e se aproxima de um patamar das principais equipes européias no período.

tabela_geral_derrotasNas últimas três temporadas européias (2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008), apenas cinco clubes europeus perderam menos do que o São Paulo. A equipe do Morumbi é superada apenas por Chelsea (11 derrotas), Porto (11 derrotas), Inter de Milão (12 derrotas), além Bayern de Munique e Manchester United, que tiveram uma derrota a menos que o time brasileiro. Real Madrid e Barcelona, últimos campeões espanhóis, ficam atrás dos são-paulinos nesse quesito.

A diferença entre esses clubes é que o Chelsea ganhou o Campeonato Inglês apenas uma vez nas últimas três temporadas. Depois disso, a despeito de ter sido superado menos vezes, viu o Manchester United conquistar duas taças consecutivas. O Bayern, nesse período, também venceu por duas vezes a Liga Alemã.

Na Itália e em Portugal, Inter de Milão e Porto ostentam três conquistas nas últimas três temporadas. Para igualar esse feito, o São Paulo precisa de dois empates ou uma vitória nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2008 – o time dirigido por Muricy Ramalho venceu as duas edições anteriores do certame.

“Poucas derrotas? É um dado importante, já que o Campeonato Brasileiro é muito complicado. Perdemos pouco, e isso não é brincadeira em uma competição tão longa e tão competitiva”, comemorou o técnico Muricy Ramalho.

A quantidade de derrotas do São Paulo neste ano já é a menor da primeira divisão. O time tricolor foi superado cinco vezes no Campeonato Brasileiro e não deixará esse posto nem se perder para Fluminense e Goiás nas rodadas derradeiras.

Na soma das últimas três temporadas, o domínio do São Paulo é ainda mais evidente. Excetuando-se a tabela_geral_invencibilidadeequipe do Morumbi, o time que menos perdeu no Brasileiro é o Grêmio. Com 33 reveses, os gaúchos têm mais do que o dobro de placares adversos do atual líder.

“O São Paulo perde pouco porque aqui a cobrança é diária. O jogador fica estressado com isso porque ele tem de estar muito concentrado. Aqui o regime é duro, de muita disciplina para entrar na filosofia do time”, explicou o comandante tricolor.

A última derrota do São Paulo no Campeonato Brasileiro de 2008 aconteceu na rodada de abertura do segundo turno, diante do Grêmio, em Porto Alegre. Desde então, o time paulista acumulou cinco empates e 11 vitórias, sendo seis consecutivas.

“Conseguimos chegar a uma condição que ninguém esperava. Quando eu falo que ninguém esperava, não é nem uma crítica. Até nós deixamos de acreditar, mas depois conseguimos uma reviravolta. Além de ser o terceiro campeonato consecutivo, isso fará a temporada ser ainda mais especial se a vitória for consumada”, projetou o volante Hernanes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: