Estrelas sobre o escudo? A favor ou contra?

04/12/2008 at 7:13 pm (Geral) (, , , , )


Antes marca de uma glória, hoje banalização total de conquistas. E você, o que acha?

Segundo questão levantada no blog do Birner – “Chega de estrelas!!!” – que diz que estrelas acrescentadas nos escudos brasileiros viraram moda, banais, dada a desimportância que eles tiveram ao ser exaltadas pelos clubes em homenagear torneios de nível fraco, como o corinthias, que cogitou colocar uma estrela para o título da segunda divisão.

Minha opinião postada nos comentários do blog, é a de que sou a favor da retirada de todas as estrelas sobre o escudo Tricolor. Não é desrespeito e muito menos querem esquecer (ou apagar) as conquistas que resultaram nelas. Mas um pensamento moderno onde já não faz sentido as conquistas que já são possíveis para o clube (Liberadores ou Mundial), antes tão distantes e tão difíceis de serem sonhadas.

A dificuldade em alcançar um objetivo está diretamente ligado as estrelas, como forma de mostrar para todos o feito de nossa glória. Como diz o Birner, na europa não se põe estrelas por torneios nacionais e nem pela conquista de uma Champions League. O Milan não colocou estrela pelo Mundial de Clubes conquistado recentemente, e nenhum outro europeu o colocará.

A questão gera discussões acaloradas entre os mais conservadores. Geralmente os torcedores mais velhos, que viveram à época da gloriosa “conquista estrelada” não admitem que seja retirada pela questão da modernidade.

Quanto a banalização, isto é verdade e temos que admitir: Clubes que não tem estrelas com conquistas significativas, recorrem a elas como forma de auto-afirmação entre os rivais. O corinthians quis estrela para a segunda divisão e eu entendo. Cada clube tem um história. Cada torcedor tem seu sentimento. E o que move o corintiano é o orgulho que sente de suas difículdades e conquistas de superação sobre um sofrimento. (Na verdade, acho que esse espírito é inteligente, em assumir fraquezas e não dar munição ao rival que o ironiza justamente por isso.)

Entre seus maiores orgulhos está o paulistinha de 77, onde saiu da fila de mais de 20 anos sem conquistar um título. Maior até que o Mundial que eles dizem ter ganhado no RJ. O torcedor corinthiano se orgulha de ter pouca estrutura (terrão), de ter elenco discutível, de não ganhar um jogo com facilidade e sim aos 45 do segundo tempo.

Esse espírito de vira-lata é que banaliza não só na questão das estrelas como no futebol em si. Ainda é bonito exaltar os pontos fracos e o sofrimento alheio, por mais que no fundo, ninguém gosta de ser.

É o lado romântico que em pleno século XXI, vira breguice. Alguns assumem e outros tentam acompanhar a modernidade.

Anúncios

4 Comentários

  1. Diogo Dal Castel N said,

    Gostaria de saber quais os significados das estrelas presentes no simbolo do Sao Paulo??
    O que significa cada uma???
    Desde ja agradeço….
    Espero respostas.

    Ronan diz: As 2 estrelas amarelas das extremidades representam os 2 recordes (olímpico e mundial) de Adhemar Ferreira da Silva, em Helsinque – Alemanha (Olimpíada de 1952) e no Pan-Americano do México em 1955. Época em que treinava e defendia o SPFC. As outras 3 vermelhas representam os 3 mundiais de clubes, 92-93-2005. Abs.

  2. Henrique said,

    TAMBEM ACHO Q NAO SE DEVE COLOCAR ESTRELAS NA CAMISA DO TRICOLOR PQ SENAO NAO VAI CABER ………._X_

  3. wanderson lima said,

    acho q deve ser colocadas sim , por mas q cresçam em quantidade demonstra q é o melhor time brasileiro… e quem não pode… já sabem o resto.

  4. wanderson said,

    as estrelas do SÃO PAULO são como as estrelas do céu, enquanto tiver várias bonito ficará, muito mas, belíssimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: