Juvenal Juvêncio responde à 32 internautas

05/12/2009 at 5:51 pm (Geral, São Paulo F.C.) (, , , , , , , , )


Em entrevista realizada mais uma vez pela moderação da comunidade São Paulo FC – Tricolor do Orkut, Juvenal Juvêncio respondeu a 32 perguntas feitas por são paulinos espalhados pelo Brasil e pelo Mundo.

01 – Juvenal Juvêncio, os investimentos feitos nas categorias de bases em Cotia estão trazendo os resultados esperados? Quais são as metas do Tricolor com a categoria de base em 2010 e quantos reais por mês que o SPFC gasta aproximadamente , entre o Estádio do Morumbi, atletas e os CT’s Barra Funda e Cotia (Guilherme H., São Paulo/SP – Diego Souza, Campo Grande/MS -Henrique Baseiros, Salto/SP)

Resposta:
Meus Caros Guilherme, Diego e Henrique,

Os investimentos feitos nas categorias de base em Cotia estão trazendo os resultados esperados sob todos os aspectos. O primeiro, na formação de jogadores importantes para o elenco de profissionais, como Hernanes, Breno, Alex Silva, Oscar, Wellington e Diogo, além de vários outros que têm obtido destaque nas categorias de base e convocações para as diversas seleções brasileiras das respectivas idades.

O segundo na realização de objetivos sociais que fazem parte da missão de um grande Clube como o SPFC. Inaugurado em 16 de julho de 2005, o CFA de Cotia conta atualmente com 102 jovens atletas com idades entre 14 e 19 anos, que recebem moradia, alimentação completa, as melhores condições de higiene e limpeza, lazer, cuidados médicos, inclusive odontológicos e educação por meio de convênios entre o SPFC e escolas da região complementada por reforço escolar realizado no próprio CFA.

Hoje, pouco mais de quatro anos após sua inauguração, certamente já é padrão de excelência e referência mundial dentre os centros destinados à formação de jovens atletas e, principalmente, futuros cidadãos do nosso País. Em 2010 pretendemos continuar esse trabalho e melhorar ainda mais as condições do CFA de Cotia com a inauguração de um Hotel para receber atletas, técnicos do próprio SPFC e de outras delegações e das arquibancadas do campo principal para que as equipes que treinam em Cotia possam realizar no CFA suas partidas pelas mais diversas competições.

O valor do gasto mensal com as atividades do futebol será consolidado quando da apresentação do Balanço Social do SPFC, o que deverá ser realizado e publicado para conhecimento geral no mês de abril de 2010

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

02 – Sr. Juvenal, segundo entrevistas, inclusive em uma no DVD do Penta, o senhor declarou que em 2010 o São Paulo Futebol Clube seria principalmente formado por jogadores da base e não contrataria mais atletas, com ressalvas, pois sempre há exceções. Porém, o que vimos durante os últimos anos foi a pouca utilização dos jogadores que subiram para o profissional. Ainda há a possibilidade do time ser formado apenas por atletas formados aqui? Se sim, o senhor estima um novo prazo para que isso ocorra?  (Fernanda Lorenzini São Paulo/SP)

Resposta: Prezada Fernanda,

O trabalho que a Diretoria tem feito em Cotia é no sentido de formar e entregar para a Comissão Técnica da equipe profissional do SPFC o maior número possível de atletas em condições de atuar pela equipe profissional do SPFC. Esse trabalho tem sido feito e acreditamos que em 2010 a Comissão Técnica, a quem cabe decidir pela melhor forma de aproveitamento dos jogadores, poderá contar com um número significativo de opções de jogadores formados em Cotia.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

03 – Presidente, quais as chances de o SPFC montar ano que vem um time (expressinho), só com jogadores da base (talvez uns 2 ou 3 do time de cima), para jogar o Paulista e assim, melhorar o desempenho do time principal para a Libertadores? (Paulo Luiz Maximiliano São Paulo/SP)

Resposta: Prezado Paulo,

A decisão sobre as escalações do time para todas as competições são tomadas exclusivamente pela Comissão Técnica, que conta com profissionais preparados para avaliar o grupo de atleta sob todos os aspectos: técnico, tático, físico e psicológico e escolher dentre aqueles os mais aptos a jogar determinada partida. Cabe à Diretoria dar o suporte para que a Comissão Técnica conte com todo o apóio e as condições necessárias para que o SPFC sempre esteja representado da melhor forma possível em todas as competições que vier a participar.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

04 – Caro Sr. Juvenal Juvêncio, o São Paulo a vários anos vem conquistando títulos de extrema importância algumas pessoas atribuem tal façanha ao bom trabalho da diretoria porem outras pessoas dizem que o Rogério Ceni tem feito a diferença com sua experiência e talento dentro de campo. Porém por que nesses últimos meses só se lembra do São Paulo devido as melhorias que estão para serem feitas no estádio e pouco se fala em renovação de contrato e contratações para temporada do ano que vem? (Everson Roberto A. da Costa Carapicuíba/SP)

Resposta: Prezado Everson,

Esteja absolutamente certo de que o fato de o SPFC estar diante do desafio de adequar o Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014 não está, de maneira alguma, desviando ou diminuindo minimamente a atenção dada ao Departamento de Futebol.

Um Clube do tamanho, da importância e da organização administrativa do SPFC tem plenas condições de cuidar de ambos os assuntos paralelamente e com absoluta competência. O Departamento de Futebol segue trabalhando com toda força e empenho para montar um grupo de excelência para o ano de 2010, como tem sido a marca dos elencos montados pelo SPFC nos últimos anos.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

05 – Presidente, quais foram as principais lições aprendidas destas últimas 3 edições da Copa Libertadores em que o SPFC acabou sendo eliminado durante a competição e o que fazer para não cairmos nestes mesmos erros no próximo ano? (Adriano Caetano Barbosa, 29 anos – Manaus/AM)

Resposta: Prezado Adriano,

Primeiramente, nós do SPFC temos acompanhado com muita alegria o crescimento da nossa torcida em Manaus e eu gostaria de, por oportunidade desse seu contato, agradecer pelo apóio que recebemos de torcedores de toda a Região Norte.

Toda derrota é amarga e traz lições importantes. No caso das 3 últimas edições da Libertadores, cada uma das eliminações teve características e causas distintas, de modo que não é possível elencar as principais lições tiradas em conjunto.

Mas, fique certo que todo o aprendizado serve para aperfeiçoar o trabalho o SPFC estará muito forte e competitivo em todos os campeonatos que vier a participar em 2010, inclusive a Taça Libertadores, caso esteja classificado para essa competição.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

06 – Sr Presidente, de uns anos pra cá, o SPFC mantém seu modo de jogar, sempre repondo jogadores com o mesmo estilo, tendo um time sempre entrosado. Pro ano de 2010, surgiu varias especulações a respeito de contratações, algumas delas já são certas, se as outras acabarem sendo verídicas, teríamos um São Paulo diferente de alguns anos passados? E é isso mesmo que podemos esperar pro ano que vem? Obrigado desde já. (David Diniz – Jacareí/SP)

Resposta: Prezado David,

O que podemos esperar para o ano que vem é que o SPFC vai ter um time forte e competitivo e um elenco com peças em qualidade e quantidade para suportar o número de jogos e nível das competições de que vier a participar.

Em todo final de temporada surgem especulações sobre transferências de atletas e contratações. O SPFC vai repor em qualidade as peças que vier a perder pelas transferências e vai trabalhar, como tem feito desde os anos anteriores, para agregar ao seu elenco jogadores que possam dar opções de qualidade para que a Comissão Técnica tenha ótimas opções para realizar o excelente trabalho.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

07 – Senhor Presidente Juvenal Juvêncio, o sentimento do torcedor é de que, às vezes, o clube deixa de fazer um bom negócio por julgar que o “preço” para contratar um tal jogador, reconhecidamente talentoso, é um pouco alto. Por que o São Paulo Futebol Clube, uma das agremiações mais bem estruturadas financeiramente do país, reluta tanto em fazer um investimento maior (como o fez em relação ao Dagoberto – 5,4 milhões de reais), mesmo tendo conhecimento que o referido jogador, dois meses depois, jogando no SPFC, já valerá, no mínimo, 50% a mais que o custo empregado em sua contratação (sem contar o acréscimo de qualidade em campo)? (Bruno Burlamaqui da Silva – Teresina/PI)

Resposta: Prezado Bruno,

Primeiramente, gostaria de deixar um abraço para todos os são-paulinos do Piauí e dizer da alegria de receber um contato de um torcedor vindo do seu Estado.

Uma das características fundamentais do trabalho do SPFC é a responsabilidade para com os recursos financeiros do Clube. A Diretoria do SPFC tem segurança de que o Clube só será forte se tiver uma condição financeira estável e equilibrada.

O SPFC faz investimentos significativos em contratações, mas tem consciência das condições atuais do mercado e da dificuldade que um Clube brasileiro enfrenta para competir com as maiores agremiações do exterior, tendo em vista, principalmente, a pujança do Dólar e do Euro em relação ao nosso Real.

Por isso, ao contratar, um dos aspectos principais a ser analisado é o impacto do negócio para o equilíbrio financeiro do Clube e o potencial de valorização do atleta. Entendemos que, com essas premissas, temos conseguido montar times e vencedores e, ao mesmo tempo, fazer do SPFC uma instituição cada vez mais forte e pujante na administração dos seus recursos e patrimônio.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

08 – Sr. Juvenal, durante o período em que o Morumbi tiver que ficar fechado para as reformas para a Copa do Mundo de 2014, o SPFC mandará seus jogos apenas em um único estádio, a ser definido pela diretoria, ou terá a possibilidade de mandar alguns jogos, mesmo que esporadicamente, em outras regiões do país que sabidamente o clube tem grande torcida? (Lidiane Pereira – Joinville/SC)

Resposta: Prezada Lidiane,

Primeiramente, leve o abraço para todos os são-paulinos de Joinville.

O projeto de reformas do Estádio do Morumbi foi planejado de modo a possibilitar que o Estádio fique completamente fechado pelo menor tempo possível e que esses períodos sejam preferencialmente durante o tempo das férias do futebol profissional. Por isso, a reforma já está sendo feita em módulos, de modo que esses módulos ficarão temporariamente fechados, mantendo abertos todos os demais setores.

De toda forma, caso haja impossibilidade de realizar partidas fora do Estádio do Morumbi, poderemos, sim, estudar a sua realização em outras cidades e outros estados. E, nesse caso, podemos estudar com carinho realizar um jogo na sua Cidade, em Joinville, para podermos estar mais perto da grande torcida que sabemos que o SPFC tem nessa região.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

09 – Sr. Juvenal Juvêncio, quanto ao projeto do Morumbi para a Copa, existe alguma possibilidade de rebaixamento do gramado ou prolongamento do anel intermediário afim de resolver uma das maiores críticas do torcedor São Paulino em relação ao estádio que é a proximidade do público ao campo de jogo? O Sr. tem conhecimento e leva em consideração as críticas da torcida São Paulina ou apenas da FIFA quanto à esse assunto? (Lucas Vieira – SP)

Respostas: Prezado Lucas,

As decisões de gestão de um clube de futebol sempre devem levar em consideração o pensamento dos seus torcedores que, afinal, são os consumidores e a razão de existir do próprio Clube. Procuro sempre conhecer e considerar a opinião dos torcedores em todas as minhas decisões como Presidente do SPFC. Nesse processo dinâmico que envolve as reformas para a adaptação do Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014, a FIFA tem feito recomendações e o SPFC tem trabalhado em soluções técnicas para tornar ainda melhor a visibilidade a partir de todos os assentos do Estádio, em benefício dos seus torcedores.

Em 2009, concluímos a etapa consistente na elevação do anel inferior, o que já resultou em melhora significativa das condições de visibilidade desse Setor. E, nas próximas etapas da reforma pretendemos implementar ainda outras soluções nesse sentido.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

10 – Presidente JJ, até que ponto os esforços da diretoria para investir no patrimônio do clube (modernização do Morumbi) se inspiram na própria história do clube de muito esforço e na própria história da construção do Estádio encabeçada pelos presidentes Cícero Pompeu de Toledo e Laudo Natel? (Filipe Sacca – Rolândia/PR)

Resposta: Prezado Filipe,

Primeiramente, gostaria de, em seu nome, deixar um abraço a imensa torcida que o SPFC tem no Estado do Paraná.

A sua observação é absolutamente pertinente. Os esforços da Diretoria na modernização do Estádio do Morumbi representam a obrigação que todos nós são-paulinos temos em preservar o legado de esforço e trabalho daqueles que nos precederam e construíram a gloriosa História do SPFC.

Sem dúvida, uma passagem das mais significativas em nossa História diz respeito à construção do Estádio do Morumbi na década de 1950, quando o SPFC conclui aquela empreitada épica, liderado pelo saudoso Cícero Pompeu de Toledo, pelo Presidente Laudo Natel, que até hoje ainda nos brinda com o seu vigor e sua enorme sabedoria.

Devemos levar em conta o tamanho do desafio que representou a construção de um Estádio como o Morumbi por um clube de futebol, com todas as dificuldades para obtenção dos recursos e gestão da obra.

Tanto que poucos são, no Mundo, os clubes particulares que tem a possibilidade de serem proprietários de arenas da magnitude do Estádio do Morumbi. Cuidar do Estádio do Morumbi, o que certamente também significa mantê-lo sempre moderno e atual, é, portanto, uma responsabilidade primordial a todos que pretendam participar da gestão do Clube, seja por evitar a degradação desse patrimônio valioso para toda a Coletividade, seja no cumprimento de uma dívida de gratidão para com esses valorosos são-paulinos protagonistas desse grande momento do SPFC.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

11 – Caro Sr. Juvenal Juvêncio, como o senhor, sendo presidente do São Paulo Futebol Clube, projeta o futuro do futebol nacional após a realização da copa do mundo no Brasil em 2014? (Gabriel Contar Sanabria – São Paulo/SP)

Resposta: Prezado Gabriel,

Eu projeto que a Copa do Mundo de 2014 terá como maior legado a possibilidade de o Brasil se fazer conhecer em toda a sua plenitude pelas outras nações do Mundo. Como a China, que se fez conhecer pelo Mundo com a  Olimpíada de 2008, o Brasil terá em 2014 a possibilidade de se mostrar uma nação com uma diversidade e riqueza cultural imensa, com uma pujança de recursos naturais, um povo trabalhador e capacitado, enfim, um País que reclama assento no rol das Grandes Potencias do nosso tempo.

E o futebol, como uma das mais importantes expressões culturais do País deverá acompanhar essa demonstração da nossa natureza, da nossa “brasilidade”, de modo que, para 2014 e a partir de 2014, o que se espera é um futebol desenvolvido, organizado, com arenas ainda mais seguras e confortáveis e clubes bem administrados, de modo a se posicionarem, como acredito e espero que as mais diversas áreas de atuação do Brasil estarão posicionadas, dentre os maiores expoentes do mercado mundial.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

12 – JJ, com a grande reforma no Morumbi, a torcida são-paulina terá mais uma escassez de títulos nesse período como na época da construção do estádio ou a diretoria já tem um plano para evitar isso? (Francisco de Assis F. de Oliveira Junior – Caucaia/CE)

Resposta: Prezado Francisco,

Primeiramente, leve o nosso abraço a todos os são-paulinos do Ceará.

O SPFC tem hoje capacidade, recursos e competência administrativa suficiente para gerir o projeto de adaptação do Estádio do Morumbi para a Copa de 2014 sem que isso cause qualquer tipo de prejuízo para as atividades do Departamento de Futebol.

Entendemos que as atividades do futebol não serão prejudicadas pela reforma do Estádio do Morumbi e, muito ao contrário, a modernização do Estádio vai aumentar a geração de recursos de um Estádio que atualmente já é superavitário e agregar novas receitas em favor do Clube, o que, certamente, aumentará a possibilidade de investimentos no futebol profissional.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

13 – Juvenal Juvêncio, gostaria de saber como o São Paulo Futebol Clube planeja administrar as vendas dos ingressos no ano que vem, tendo em vista que este ano o próprio clube resolveu cuidar das vendas, e com isso, o número de pontos de vendas diminuiu dificultando para muitos a compra de ingressos em vários setores, apesar da facilidade de poder comprar ingresso pela internet nos setores reservados ao Visa. (Felipe Chicoli Villar – Santana de Parnaíba/SP)

Resposta: Prezado Felipe,

Primeiramente, gostaria de esclarecer que não houve diminuição do número de pontos de venda de ingressos durante o ano de 2009. O SPFC continua utilizando 6 pontos de venda, ou seja, número maior do que aquele exigido pela Lei 10.671/03 (“Estatuto do Torcedor”).

De toda forma, o ano de 2009 foi um ano de transição no que diz respeito ao gerenciamento do sistema de venda de ingressos para jogos do SPFC no Estádio do Morumbi, uma vez que o SPFC decidiu trazer para si tal gerenciamento, responsabilizando-se por todos os aspectos a ele relacionados, desde a impressão dos tickets até o aluguel das catracas.

Como esperado, depois de mais de uma década de “gestão externa”, os primeiros meses apresentaram dificuldades e temos fundada expectativa de que em 2010 os procedimentos estarão muito mais aperfeiçoados de modo que o torcedor tenha a disposição um serviço cada vez melhor.
Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

14 – Senhor Juvenal Juvêncio, o São Paulo costuma manter períodos de grande hegemonia logo após um investimento em estrutura. Foi assim com o Morumbi, CT da Barra Funda, CT de Cotia e Reffis. Qual será na sua opinião o próximo investimento pioneiro do tricolor em estrutura que poderá revolucionar o futebol brasileiro? (Lubes José Elias Junior – Ciudad del Este/Paraguai)

Resposta: Prezado Lubes,

Primeiramente, devo manifestar minha alegria em receber a mensagem de um são-paulino radicado no exterior, no seu caso, no Paraguai.

O SPFC vai investir na modernização e melhoria das estruturas já existentes. O CFA de Cotia vai ganhar um Hotel para receber delegações do SPFC, de outros clubes e do estrangeiro com conforto e praticidade nas acomodações, bem como arquibancadas que serão construídas de modo a possibilitar que as equipes de base do SPFC possam realizar no próprio CFA de Cotia os jogos das competições de que participam.

Haverá, ainda, investimentos importantes para adaptação do Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014. Esses investimentos farão com que o Estádio do Morumbi, que hoje já é superavitário, agregue ainda mais receitas em favor do Clube.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

15 – Presidente, o que o senhor acha do “amadorismo” enraizado em algumas diretorias de clubes, que não têm uma visão de futuro e que se preocupam mais com as picuinhas do presente do que com o seu respectivo clube, e na crônica esportiva brasileira, que em sua maioria, não consegue ser imparcial? (Alan Dias Duarte – Fortaleza/CE)

Resposta: Prezado Alan,

Obrigado pela pergunta e um grande abraço a todos os são-paulinos do Ceará.

Vejo com preocupação. Porque o futebol, ao contrário de outros setores de competição de “mercado”, é um produto que todos os clubes produzem de forma conjunta, de modo que a má administração de outros clubes, que num primeiro momento pode parecer benéfica no campo da competição esportiva é, ao final, sobremaneira prejudicial ao desenvolvimento do esporte como um todo e, por conseguinte, do produto de que todos participamos e que desperta especial interesse na nossa Sociedade.

Por isso, sempre que tenho oportunidade, faço questão de adotar todos esforços ao meu alcance para contribuir, nos limites das minhas possibilidades, para a modernização na gestão dos grandes clubes do futebol brasileiro e entendo que temos conseguido importantes avanços nesse sentido.

Sobre a crônica, noto que, em todos os campos de atividade, há profissionais extremamente competentes, sérios e dedicados, ao passo que há outros que deixam um pouco a desejar. Contudo, o fundamental é respeitar a liberdade de imprensa, uma vez que não há Democracia sem imprensa livre.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

16 – Presidente, já é sabido por todos que nosso São Paulo é um clube muito vencedor e que no Brasil quando existe excesso de competência, logo existirá inveja e calúnia por parte dos incompetentes, portanto, como você lida com essa pressão externa dos que atacam a entidade São Paulo Futebol Clube? Além de sua postura muito ética e teu silêncio supremo, o que acontece com o espaço emocional particular do Juvenal, como são analisadas estas situações, os ataques a índole do São Paulo e suas estratégias no futebol e na economia global do mesmo? (Rodrigo Seledon – Santana de Parnaíba/SP)

Resposta: Prezado Rodrigo,

No plano pessoal, qualquer abuso ou injustiça contra o SPFC causa em mim a mesma mágoa e indignação que acomete a todos os outros torcedores. Porém, o Presidente não deve deixar que suas emoções particulares influenciem suas decisões de gestão.

Como Presidente, minha postura é não transigir um milímetro sequer na defesa dos interesses do SPFC e ir às últimas conseqüências legais sempre que entender que o Clube esteja sendo vítima de qualquer tipo de injustiça.

Reagir firmemente, mas sempre de forma racional e equilibrada.É assim que tenho procedido e é como estou seguro de que devo fazer, uma vez que represento uma Coletividade de milhões de adeptos que esperam de mim essa postura.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

17 – Pretendo casar daqui 2 anos… graças a essa comunidade aqui!! E queria saber se existe a possibilidade de fazer o altar no gramado do Morumbi, e depois fazer a festa no Santo Paulo Bar?!!??! Já que existe o batismo tricolor, pq não casamento tricolor?!?!  (Andrea Sushi Kao – São Paulo/SP)

Resposta: Andrea, obrigado pela pergunta,

Primeiramente, parabéns pelo casamento e fico feliz em ver a formação de mais uma família são-paulina.

Quanto à sugestão, vou encaminhar a possibilidade de criação de mais essa campanha para o Departamento de Marketing. Quem sabe eles não elaboram algo concreto a tempo do seu casamento? Quanto à festa no Sto. Paulo Bar, trata-se de um bar que é administrado de forma terceirizada e Você pode entrar em contato com eles para verificar a possibilidade e as condições para realização do evento.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

18 – Presidente Juvenal, quais são as influências da tecnologia no SPFC? O sistema de informática e suas vantagens e se tiver desvantagens cite-as, não se esquecendo de falar sobre o futuro do SPFC nesta área ? (Luiz Felipe Rodrigues – São Paulo/SP)

Resposta: Prezado Luiz Felipe,

O SPFC tem como meta de gestão sempre estar atualizado com o que há de mais moderno em tecnologia aplicada às suas atividades. O SPFC utiliza sistemas de informática em praticamente todos os Setores do Clube.

Destaco o sistema de monitoramento por câmeras do Estádio do Morumbi, no qual 93 câmeras são coordenadas por um sistema de informática, os aparelhos de avaliação de atletas no Dep. de preparação física e os mecanismos de recuperação da fisioterapia utilizados no REFFIS, todos contendo modernos sistemas de informática para o seu bom funcionamento.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

19 –  Sr. Juvenal Juvêncio, o SPFC ainda peca ao deixar de contratar jogadores sul-americanos, especialmente para a libertadores na qual, nos últimos 3 anos, fomos eliminados de forma apática?

PS: Um conselho – Seria possível o senhor falar com o Dpto. de Marketing e ver se teria como viabilizar a venda de produtos oficiais do SPFC nos jogos fora de casa pelo brasileirão e não só no paulistão? (Tiago Araruna – João Pessoa/PB)

Resposta: Prezado Tiago, um abraço aos amigos da Paraíba,

O SPFC tem tradição na contratação de jogadores dos outros países da América do Sul e está sempre atento a esse mercado, de modo que, esteja certo que sempre que surgir um bom valor por lá, o SPFC estará interessado.

Vou levar sua sugestão para a Diretoria de Marketing.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

20 – Senhor Presidente Juvenal, com tantos problemas sociais, o esporte, em especial o futebol, tem aberto muitas portas e oportunidades e tem servido como objeto de integração dos menos favorecidos. Muito se fala em Responsabilidade Social, e os Clubes de Futebol também estão engajados nessa prática.

Existe um projeto, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, que deve ser apresentado até o final deste ano, em que os principais clubes de futebol do país pretendem aproveitar detentos que cumprem sua pena em regime de prisão semiaberto e menores infratores, e dar a eles uma oportunidade de emprego ou recolocação no mercado de trabalho, oferecendo a prática de esportes para muitos desses jovens e adolescentes que se envolveram no crime.

Qual a participação do São Paulo Futebol Clube, como uma empresa socialmente responsável, neste projeto? O senhor acredita, realmente, que esse é um dos caminhos para a recolocação desses infratores no mercado de trabalho, e para a mudança de atitude de muitos deles? Obrigada! (Gisele Girardi – Baln. Camboriú/SC)

Resposta: Prezada Gisele,

Primeiramente, leve o nosso abraço aos são-paulinos de Santa Catarina.

O SPFC tem especial preocupação com a responsabilidade social. Você deve imaginar ao longo de sua História quantos e quantos jovens tiveram a oportunidade de receber formação, uma profissão e valores importantes tendo passado pelo SPFC.

O CFA de Cotia conta atualmente com 102 jovens atletas com idades entre 14 e 19 anos, que recebem moradia, alimentação completa, as melhores condições de higiene e limpeza, lazer, cuidados médicos, inclusive odontológicos e educação por meio de convênios entre o SPFC e escolas da região complementada por reforço escolar realizado no próprio CFA.

O SPFC tem todo interesse em conhecer mais detalhes sobre esse projeto do CNJ e, no que puder contribuir, colocar-se-á à disposição para que tal iniciativa, considera salutar, seja coroada de êxito.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

21 – Presidente Juvenal Juvêncio, gostaria de saber, se a parceria com o Manchester United deixou algo de bom para o tricolor? E se a mesma ainda existe? (André Gomes Granada – Espanha)

Resposta: Prezado André,

Primeiramente, recebo com muita alegria a sua pergunta vinda da Espanha.

A parceria com o Manchester United foi importante para a troca de experiências e tecnologias e foi concluída com muito êxito e proveito para as duas partes.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

22 – JJ, a maior parte da torcida do São Paulo não tem condições de comprar os produtos oficiais do clube, devido ao alto custo dos mesmos. Vemos em todos os cantos o grande número de produtos piratas com a marca São Paulo Futebol Clube. O que o Marketing Tricolor pretende fazer pra incluir os torcedores das classes menos abastadas entre os consumidores dos produtos oficiais ?! (Márcio Raphael – São Luís/MA)

Resposta: Prezado Márcio,

Por oportunidade da sua pergunta, deixo um abraço aos amigos do Maranhão.

A Diretoria de Marketing tem se esforçado no planejamento de ações nas quais seja oportunizada a participação do maior número possível de torcedores, de todas as classes sociais.

O aumento na gama de produtos comercializados serve para aumentar as faixas de preço, incluindo produtos mais baratos e acessíveis. Pretendemos no futuro ampliar ainda mais a gama de produtos das mais variadas faixas de preço, para possibilitar maior acesso a todos os níveis de renda.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

23 – Juvenal gostaria de saber se há algum projeto de melhorias em relação ao serviço de Sócio Torcedor, e se há alguma estratégia para que mais torcedores possam aderir ao serviço, até para facilitando a venda da bilheteria? (Erick Magri Ribeiro – Sao Bernardo do Campo/SP)

Resposta: Prezado Erick,

O Departamento responsável pelo Sócio Torcedor está em fase final de implantação de uma nova plataforma de informática que irá permitir acesso muito mais rápido e fácil para todos os interessados em aderir ao serviço.

Além disso, o Sócio Torcedor trabalha com a meta de aumentar substancialmente o número de participantes nos próximos anos, oferecendo um serviço cada vez mais atraente e melhorando o contato entre o participante e o SPFC.

Aguarde que em breve as novidades serão divulgadas para o público geral.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

24 – Sr. Juvenal Juvêncio, queria muito levar meus filhos à um treino do nosso tricolor mais querido, porém pelo que eu sei não estão aberto ao público… Será que poderia deixar um treino por mês aberto ao público, principalmente aos pais que trouxerem seus filhos para conhecerem seus ídolos de perto? Seria uma honra para mim…obrigado e parabéns…. (Hamilton “Old School” Santiago – Guarulhos/SP)

Resposta: Prezado Hamilton,

O Departamento de Futebol tem a preocupação de que as atividades e treinamentos tenham o máximo de proveito para os jogadores. Por isso, nos treinamentos evita-se a presença de público.

De todo modo, em outros momentos, lançamentos de produtos e atividades de Marketing, vamos trabalhar sempre para possibilitar que cada vez mais os torcedores tenham acesso e a possibilidade de estarem em contato com os atletas.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

25 – Sr. Presidente… Sobre o planejamento de termos a maior torcida do pais em 10 anos, como andam as ações com este objetivo ? O Senhor acha que somente os títulos que o SPFC vem conquistando são o suficiente para alcançar este objetivo ? Ou o senhor concorda que o SPFC precisa de um futebol de qualidade mais diferenciada, para atrair as pessoas da nova geração ou as que não acompanham regularmente o futebol ? (Rodolfo F. Costa – São Paulo/SP)

Resposta: Prezado Rodolfo,

A Diretoria de Marketing trabalha de maneira incessante com o objeto de criar projetos que resultem no aumento gradativo da nossa torcida, que hoje já tem um número bastante considerável.

Entendemos que uma série de fatores contribuem para isso, inclusive a conquista de títulos e a qualidade das equipes de futebol.

De todo modo, o objetivo de aumentar a torcida passa por esses e por diversos outros fatores ligados às ações de marketing e relacionamento entre o torcedor e o Clube.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

26 – Senhor Presidente, nós sabemos que o futebol brasileiro tem muito o que crescer, tanto financeiramente, como estruturalmente. Existe a possibilidade de nosso clube chegar algum dia com receitas equivalentes a clubes da Europa?O que faz o SPFC sempre estar a um passo dos demais clubes brasileiros? Abraços (Ramon Vicente Ruiz Busiz – São Paulo/SP)

Resposta: Prezado Ramon,

Entendo que sob o ponto de vista técnico, o futebol brasileiro nada deve a nenhum outro praticado no Mundo. Sob o ponto de vista financeiro, acredito que o futebol brasileiro atingirá o nível dos grandes mercados do Mundo na medida em que o País, como um todo, atinja um nível de desenvolvimento que permita seja colocado no rol das grandes potências mundiais.

O segredo do SPFC é o trabalho duro, o irrestrito respeito pelas instituições do Clube e a busca constante pela excelência em todas as atividades.
Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

27 – Caro Presidente Juvenal, eu como sócio – torcedor gostaria de mais facilidade na compra do ingresso. Pois eu preciso ir até o Morumbi para comprar o ingresso. A bilheteria abre tarde e fecha cedo para quem trabalha das 8hs às 18hs. Não seria possível ter um sistema para que o ST possa comprar o ingresso pela internet sem ser o Setor Visa? Ou já tem algo em mente? (Diego Dognani Mazeto – São Paulo/SP)

Resposta: Prezado Diogo,

O Departamento responsável pelo Sócio Torcedor está em fase final de implantação de uma nova plataforma de informática que irá permitir acesso muito mais rápido e fácil para todos os interessados em aderir ao serviço e tornar mais eficiente todos os sistemas de relacionamento, inclusive os mecanismos relacionados à venda de ingressos. Aguarde que em breve as novidades serão anunciadas para o público em geral.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

28 – O ex-presidente Marcelo Portugal Gouveia, é considerado por muitos são-paulinos e por boa parte da crítica, o melhor presidente do São Paulo nos últimos anos. Quais foram as principais mudanças da gestão do Portugal Gouveia para a sua gestão no cargo de presidente do São Paulo? Qual a diferença nos investimentos feito por ambos? Quais foram os seus pensamentos sobre o seu futuro no clube após a morte do ex-presidente Marcelo Portugal Gouvêa? Tem algo que ele tenha te passado como ensinamentos e conselhos que o Sr. aplica no seu comando na presidência no clube? (Alex Guilger, São Paulo – Caio Capela Cardoso, Jussara/GO – Dênys Brandão, Itupeva/SP)

Resposta: Prezado Alex, Caio e Denis,

O Presidente Marcelo foi uma figura impar na História do SPFC e o seu falecimento deixou uma lacuna que dificilmente será preenchida. O Presidente Marcelo foi meu companheiro político nas últimas décadas de luta pelo SPFC.

Foi Diretor de Futebol na minha primeira gestão como Presidente nos anos 80, como tive a oportunidade de ser Vice-Presidente de Futebol quando da sua gestão entre 2003 e 2006.

Tive a felicidade de conviver de maneira próxima com o Presidente Marcelo por muitos anos e esse convívio me foi sempre muito rico em experiências e na amizade que sempre nos uniu, tanto que, passado pouco mais de 1 (um) ano do seu falecimento, a sua ausência ainda me é muito sentida.

Minha gestão é a continuidade dos princípios básicos da gestão que Presidente Marcelo começou em 2002 e da qual participei intensamente, inclusive na formulação dos projetos e objetivos.

Todavia, sempre devem ser consideradas as características pessoais de cada um que ocupa o cargo de gestão.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

29 – Presidente Juvenal, primeiramente gostaria de agradecê-lo aos excelentíssimos serviços prestados ao São Paulo Futebol Clube.

Minha pergunta é: Como todos sabemos, o mandato do Sr. está no final e em breve o candidato da situação será outro. Sabemos também que o Sr. tem uma vida inteira de amor e serviços ao São Paulo. Todos sabem da sua competência. Então, como o Sr. deseja ficar nesse meio após o mandato de presidente? Voltará a ser o diretor, ou algo semelhante? É de suma importância para o clube que o Sr., de alguma forma, continue nessa diretoria que só nos tem dado alegria. Grande abraço, Presidente. (Gabriel Christensen – Itu/SP)

Resposta: Prezado Gabriel,

Por ter ocupado o cargo de Presidente sou Conselheiro Vitalício do SPFC e nessa função, ou em outra que tiver a oportunidade de ocupar, estarei sempre atento a tudo o que diga respeito à gestão do Clube.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

30 – Senhor Juvenal, o São Paulo, desde 2005, trás um troféu para sua casa. Vendo o crescimento de torcedores, de vendas de produtos licenciados, etc. e tal, imaginamos que o dinheiro que entra aos cofres tricolores, os patrocínios, etc.

Então, minha pergunta é: Se agora somos tão grandes, qual a fórmula para se manter por muito mais tempo no topo do futebol brasileiro e dentre os maiores do mundo? Enfim, obrigado JJ por essa oportunidade à torcida tricolor, obrigado a moderação por essa chance de nossas perguntas chegar ao chefe, e que o trabalho de dentro do SPFC seja sempre esse trabalho honesto e sério, que é o do Senhor, JJ! (Jaison Cândido da Silva – São José/SC)

Resposta: Prezado Jaison,

Primeiramente, queria deixar um abraço para todos os torcedores de Santa Catarina e agradecer pelos elogios. Agradeço pela oportunidade de me comunicar com Você.

O segredo do SPFC é trabalho duro de muitas pessoas envolvidas com os diversos aspectos da gestão do Clube, funcionários e atletas, respeito total pela Instituição, seus valores e princípios e a busca incessante pela excelência, por fazer mais e melhor em todas as atividades que o SPFC se propuser a realizar.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

31 – Depois de tantos anos de sua vida ligados ao tricolor paulista, onde você acompanhou inúmeros títulos e jogadores com manto das três cores, qual seria a escalação, inclusive com um técnico, do São Paulo FC de todos os tempos na sua opinião? (Flávio B. Pereira – Osasco/SP)

Resposta: Prezado Flávio,

Eu tive a oportunidade de acompanhar e até conviver com uma gama enorme de grandes profissionais, grandes jogadores e técnicos. Por isso, cometeria injustiça ao escalar somente 11 (onze) como os melhores de todos os tempos.

Da mesma forma o faria ao escolher apenas 1 treinador. Assim, para não causar nenhum tipo de mágoa, peço desculpas para não indicar o time como Você me solicitou.

Obrigado pela pergunta e um grande abraço.

32 – Caro Presidente Juvenal Juvêncio, notoriamente, ao longo dos tempos, o São Paulo Futebol Clube sempre foi um clube diferenciado pelo seu pioneirismo e pelas inúmeras “criações de boas idéias”, que inovaram e que foram descaradamente copiadas por agremiações rivais, mexendo inclusive, com toda a estrutura do futebol brasileiro. Como prova disto, tornou-se muito comum ouvirmos termos utilizados por todos tais como, “Projeto Tókio”, CCT, Centro de Reabilitação Fisioterápica, Sócio-Torcedor, Memorial, etc.

Hoje, com o advento da internet e as facilidades que ela nos proporciona, temos mais de 1.500.000 participantes na comunidade SPFC Tricolor, e um entorno de mais 10.000.000 de pessoas em comunidades relacionadas, sendo considerada a maior concentração de torcedores do SPFC fora dos estádios e o maior e mais qualificado fórum de debates sobre o Tricolor da internet, no Brasil e no Mundo.

Fica então, a minha indagação para que sejamos tbm, pioneiros na captação de expressivas receitas alternativas para o SPFC…
Sendo o Sr., um dirigente empreendedor, de visão globalizada e diferenciado dos demais, não seria a hora para que, através de sua solicitação, o nosso Depto.de MKT se atentasse para este potencial e começasse a fazer uso desta poderosa ferramenta em prol das causas tricolores e de todos os projetos por ele já idealizados?

Em tempo: É uma honra tê-lo como um dos entrevistados na SPFC Tricolor. Em nome de toda a moderação e da comunidade, agradeço a gentileza e atenção dispensada, desejando ao Sr. e a todos os seus, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo cheio de glórias e alegrias!

Saudações Tricolores
Chicão – Moderador SPFC – Tricolor
S.Paulo- SP

Resposta: Prezado Chicão,

Em primeiro lugar, eu é que agradeço pela oportunidade de me comunicar com os integrantes da comunidade SPFC Tricolor. Foi realmente um enorme prazer responder às perguntas elaboradas pelos seus membros.

A internet é uma ferramenta cada vez mais integrada aos segmentos da sociedade.

Como tal, entendo que o SPFC não pode se furtar em utilizá-la e explorá-la em todas as suas potencialidades.

Sendo assim, fique certo de que vou levar a sua sugestão à Diretoria de Marketing e eles certamente saberão planejar ações eficientes nesse sentido.

Um grande abraço a todos.

JUVENAL JUVÊNCIO

=========================================

Anúncios

2 Comentários

  1. Robson Karls said,

    Gostaria de ver um jogador de expressao no mundo no Tricolor, qdu saiu aquele boato sobre o Ronaldinho Gaucho, eu disse… “eh agora que Sao Paulo vai ganhar todos os titulos possiveis do planeta!”

  2. SERGIO OLIVEIRA said,

    BOM DIA !

    SERIA INTERESSANTE NA ABERTURA DA PROXIMA COPA SP DE FUTEBOL JUNIOR , CONVIDAR UM EX ATLETA COMO RAI OU OUTROS PARA TRAZER UMA PALAVRA AOS NOVOS TALENTOS , E NAO BOTAR UMA CRIANCA DE 7 ANOS DANCANDO REBOLEIXAM NA FRENTE DO PUBLICO .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: