No Morumbi, reciclar é preciso

08/02/2010 at 2:04 pm (Geral, São Paulo F.C.) (, , )


Pois não. O Birner me respondeu sobre o clássico de ontem e citou esse texto sobre a reciclagem necessária num time cheio de vencedores que aspiram a estabilidade no time a jogar de uma forma diferente.

Blog do Birner – 18/Jan

No Morumbi, reciclar é preciso

O paulistinha deve ser utilizado pelos 4 grandes do Estado para o desenvolvimento físico e técnico dos boleiros, além de acertos táticos e de escalações. Sem tempo para uma pré-temporada decente,  o torneio de ínfima importância proporciona  a chance que deve ser bem aproveitada.

Ricardo Gomes tenta modificar o esquema tático são-paulino. O futebol moderno exige marcação na frente, preenchimento de espaços, linhas de meio, defesa e ataque bem próximas, e flutuações constantes, onde atacantes voltam para a marcação, meias ou alas se transformam em atacantes, volantes ou alas em meias…

O Barcelona é o melhor exemplo.

No primeiro tempo, em alguns momentos, o São Paulo acertou o trabalho defensivo na saída de jogo da Lusa, dominou o adversário com bom toque de bola na esquerda, e perdeu a oportunidade de terminar com vantagem superior a 1 gol. O goleiro Fábio jogou muito!

Após o intervalo, tomou o gol de cabeça na falha de marcação de Jorge Vagner, outro no pênalti desnecessário de Richarlyson, e Dagoberto, sem razão alguma, perdeu a cabeça e levou cartão vermelho.

A equipe foi dominada pela Portuguesa, Heverton e Marco Antonio brilharam, que venceu por 3×1 com justiça.

A mudança do 3-5-2 para o 4-4-2, para dar certo, além de tempo e trabalho de campo, precisará ser administrada fora dele.

A reciclagem no elenco passa por ela.

Não sou dono da verdade, posso me enganar, todavia não acredito na linha de 4 com André Dias. Ele funciona muito bem na sobra.

Como seria a reação de torcedores, mídia e jogadores se Ricardo Gomes escalasse André Luís no lugar dele?  O destemperado defensor, suspenso da primeira fase da Libertadores, já atuou ao lado de Alex, quando defendia o Peixe, numa linha de 4.  Lembro que o volante de proteção era Paulo Almeida e o treinador Emerson Leão. Citei os dois porque não são brilhantes em suas funções.

Em suma, hoje, o São Paulo é refém do 3-5-2 por causa da escalação de André Dias. E terá dificuldades para mantê-lo no banco, caso necessite.

Eu negociaria o zagueiro por causa desta situação. E também utilizaria outros jogadores de qualidade e destaque para trocas e vendas.

Hernanes é um deles. Chuta bem de direita e esquerda, ótimo profissional, correto com os colegas de trabalho e com potencial de crescimento,  tenho a impressão que a mudança de ares seria boa para ele e seu empregador. A troca de ambiente talvez ajude o volante a dar aquele passo mais alto que se espera, e abrirá espaço para caras novas no time. Meu palpite é que sairá até 31 de janeiro.

No lugar da cartolagem, se não aparecer comprador, usaria Dagoberto e Richarlyson em trocas. Em especial o volante.  Ele é capaz de jogar muito bem e botar tudo a perder numa inversão de bola ruim e desnecessária, ou quando é expulso, ou ao cometer penalidades tolas… Já o defendi bastante, contudo hoje penso o mesmo que escrevi sobre Hernanes.

Dagoberto é um caso diferente. O atacante melhorou muito após a saída de Muricy.  Entretanto continua com o mesmo desequilíbrio tradicional.  Como André Dias e Hernanes é titular de forma inquestionável. Eis o problema.

Eu só ficaria com ele se a titularidade quase absoluta acabasse.

Como fazer isso sem gerar crises internas???

Quando falo da reciclagem no Morumbi, não embaso o raciocínio em fatores técnicos. Os 4 citados são profissionais competentes.

O problema é a situação, o contexto, as dificuldades de mexer com eles, os vencedores no 3-5-2, os cheios de moral por causa de títulos e tempo de clube, os com mais tendência para estagnação que de evolução ao menos enquanto estiverem no São Paulo.

Claro que o time pode conquistar suas metas com eles.  Mas chegou a hora de mudar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: