Craques e falsos craques jogam o melhor futebol

22/03/2010 at 7:56 am (São Paulo F.C.) (, , )


Pergunta: O Santos tem 11 gênios em campo desfilando este futebol tão vistoso?

Com certeza não. Analisando friamente, no máximo 2 ou 3 jogadores com potencial para desequilibrar uma partida: Robinho, Neymar mais o Ganso, que para muitos é jogador acima da média brasileira.

Mas o Santos de ontem não teve 2 deles e ainda assim meteu 9 num adversário que está acima a do enfrentado pelo SPFC, que marcou “só” 3.

Sei que comparações irritam e as vezes são injustas. Depende de momento, situações e acasos, mas um fato é notório e o próprio Santos comprova: Não é preciso ter craques para ser um time ser ofensivo. Basta ter a categoria mínima, aquela observada em peneira, e ter muito mais inteligência e dedicação tática para jogar o bom futebol.

Ontem jogadores como Madson, Marquinhos, Rodrigo Mancha, André (?), Arouca, Pará, Roberto Brum… foram os protagonistas da goleada. Jogaram como “falsos” craques, mas com a vontade dos verdadeiros, de marcar gols, de correr, de valer a pena cada arrancada, de dar o melhor assistência para o companheiro, de procurar a tabela antes do drible, do interesse no jogo coletivo.

Os falsos craques sacaram o segredo dos craques. Tentar facilitar ao máximo seu objetivo, não pelo drible, mas usando a inteligência de compartilhar o dever com o companheiro.

E aí fica uma reflexão para tentar compreender o porque, apesar das vitórias, o elenco Tricolor, o melhor do país, joga um futebol tão pouco ofensivo e sem sal.

Não é problema de craque ou falsos craques, pois nós também os temos. O nosso problema é a tal da inteligência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: